Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ter uma ideia é fundamental.

E quando essa ideia é boa só poderemos esperar que o bom futebol regresse a Alvalade.

Refiro-me a Sá Pinto e às suas ideias, obviamente. Quando aqui escrevi "Sá Pinto. Na hora certa no clube certo" anunciei que com ele teríamos um plano. O plano inicial cedo se percebeu qual era, incidia no plano motivacional. Aliando a isso um projecto de jogo, que passa pela posse de bola e progressão em passe curto. Era um plano arrojado, até porque não é muito visto nas principais equipas nacionais, e portanto pouco se saberá da sua viabilidade. Eu próprio admito que fiquei algo receoso deste novo plano, vejo o Porto a ganhar jogos a bombear bolas para as laterais, à procura das loucas correrias dos seus médios, que invariavelmente caem para o meio e vejo o Benfica apoiar-se num corredor central pressionante, com 3 médios centros, que joga no erro adversário. E, arbitragens à parte, são planos de jogo que resultam.

Sá Pinto quer ir mais além. os primeiros jogos não foram entusiasmantes para o comum dos adeptos, mas não para mim, que fiquei deveras entusiasmado com a perspectiva de ver o Sporting a dominar o jogo, de trás para a frente. As colossais percentagens de posse de bola confirmaram o plano traçado, posse de bola com progressão sustentada nas desmarcações curtas e incisivas. Progressão lenta, mas segura. Olhando para o plantel do Sporting, principalmente para os seus médios, percebemos que este é, de facto, um caminho viável. Jogadores como Matías Fernandez, Stijn Schaars, Elias, Marat Ismailov, André Martins, Renato Neto e André Santos, são jogadores de progressão, bola no pé e aberturas curtas e rápidas.

A defesa, sendo a mesma, revela uma postura diferente da anteriormente interpretada, com Domingos. E aí reside uma possível mais valia deste Sporting. Bola de pé para pé, com progressão segura, evitando os chutões para a frente, futebol que parecia estar enraizado na matriz Sportinguista. Este foi um paradigma quebrado por Sá Pinto. Mas ainda falta outro.

No ataque reside, sempre, a parte mais difícil do jogo. Com Capel, Carrillo, Wolfswinkel e Jeffrén Suarez à partida estão cumpridos os requisitos mínimos de qualidade, para o que resta da época. Fica por saber se Jeffrén Suarez veio para ficar e fazer ainda um bom número de jogos, ou se encosta já a seguir até porque Diego Rubio é ainda lago imberbe (que bem que lhe fará a alternância entre equipas A e B no próximo ano).

E quando tudo isto falhar temos lá Deus Rinaudo para resolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner