Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

St. Pauli. Acabou-se o striptease na 1. Bundesliga

Este é o título desta crónica de Rui Tovar no jornal i. Rui Tovar que é, muito provavelmente, o melhor jornalista desportivo português merece bem que quase semanalmente faça aqui uma referência a um dos seus artigos.


St. Pauli. Acabou-se o striptease na 1. Bundesliga


Os adeptos do clube alemão que levavam os filhos menores queixaram-se dos shows numa sala VIP do estádio e ganharam o braço-de-ferro

Há clubes diferentes, uns por convicção outros por imposição. O Barcelona, por exemplo, pertence à segunda classe, com o slogan "mais que um clube". O Athletic Bilbao, outro exemplo, nunca contratou um jogador que não fosse basco, fosse ele espanhol fosse francês (como Lizarazu, e já este sofria na pele as ameaças da ETA). Esqueça isso e ponha os olhos no Sankt Pauli. Isso, agora até já pode olhar à vontade e tudo. Hoje não vai haver striptease no Estádio Millerntor, por ocasião do St. Pauli (15.o classificado)-Bor. M''Gladbach (18.o e último).

E quando se fala de striptease não é striptease técnico-táctico, como se vê amiúde por essa Europa fora, com os treinadores a tirarem a gravata e o casaco no decorrer do jogo. Não, isso não é nada. O striptease do St. Pauli era mesmo striptease. Mas vamos por partes. O St. Pauli é um clube diferente. Por convicção. O clube é de Hamburgo (o último dérbi foi adiado a semana passada por receio de confronto de claques), de um bairro portuário, um dos mais decadentes da cidade, famosíssimo pelas sex shops e pelos bordéis. Mas isto são detalhes. O St. Pauli é o clube mais sui generis do mundo porque o símbolo é uma bandeira pirata, em oposição ao establishment capitalista, a música do estádio é o "Highway To Hell", dos AC/DC (as alternativas são... isso mesmo, bandas alternativas como Bad Religion, Asian Dub Foundation e Turbonegro), há uma alínea dos estatutos que proíbe adeptos fascistas e racistas, o presidente é abertamente gay (Corny Littman é director de um teatro, casado com um tunisino e não percebe nada de bola) e o patrocinador é uma loja de produtos eróticos, que fez mais de 200 mil preservativos com o símbolo do clube. É também o clube com mais sócias do mundo. E o poder delas é enorme, numa alusão a terem obrigado o clube a retirar os anúncios de uma revista masculina do estádio, considerando-os uma ofensa às ditas cujas. Elas mais eles é uma mistura explosiva, no campo (a média de espectadores era de 15 mil por jogo, quando o St. Pauli vagueava pela 3.a divisão, onde a média era... 200), e fora dele também.

Há dez anos o St. Pauli alugara um dos palcos VIP do estádio à Susis Show Bar, uma das múltiplas empresas de espectáculos eróticos do bairro do clube. E a intensidade/qualidade do show intensificava-se consoante o rendimento da equipa durante os 90 minutos (ou 120, em caso de jogos da Taça da Alemanha). Tudo a olho nu, porque a sala VIP tinha vidros duplos, sim senhor (desculpe, sim senhora), mas todos os espectadores podiam ver o que se passava lá dentro. Escusado será dizer que os espectáculos atraíram um número considerável de novos adeptos ao estádio. E escusado será dizer que os pais que levavam os filhos menores aos jogos se insurgiram contra a situação. A discussão arrastou-se por uns meses e o clube achou por bem dar razão aos protestos e fechou a sala VIP. Agora não há mais espectáculos (eróticos) para ninguém. A partir de hoje, quem quiser vê-los vá à Susis Show Bar. Hããã perdão... vá ao estádio. No estádio é que há espectáculos. Onze contra onze e tal...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner