Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quando os bloggers são plagiados...

Não são raras as vezes em que, navegando na net, vamos lendo textos de um blog atrás do outro e nos deparamos com textos copiados de outros sites. Mas não pensem que esta é uma práctica somente dos pequenos blogs. Não, não é. Por exemplo, a Bancada de Imprensa é um blog com pouca audiência - mas com óptimos leitores! - e já vi textos meus serem copiados para um site incomparavelmente maior que o meu, sem fazer uma única referência aqui ao tasco. O engraçado da história é que quando confrontei o autor do site ele perguntou-me "...amigo, tens forma de provar que o texto é teu?" Eh pá, vai mas é apanhar na bilha. Com o tempo fui me apercebendo que um grande número de artigos ou era copiado de blogues ou dos jornais desportivos, com um ou outro retoque. Segui em frente, sem me preocupar com isso, sabendo que os meus artigos volta e meia aparecem por lá. Não há links para esse site manhoso, mas é até fácil de saber qual é porque ocasionalmente, antes de criar a Bancada de Imprensa, escrevia para eles...

Bom, seguindo em frente, a novidade do momento é que há empresas a copiarem... bloggers. Sim, é estranho mas acontece. E a empresa em causa, Inditex, é só detentora de marcas como a ZaraBershkaStradivarius.

É, tem dias que a realidade supera a ficção. Link

4 comentários:

  1. @ Dux

    esta notícia recorda-me a da tese de doutoramento - mas com a agravante de que este "júri" passará impune. afinal, são quase quatrocentos euros para se interpor uma acção judicial. e não me parece que a maioria dos bloggers lusos tenha essa quantia para despender em fait-divers ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  2. A vida é ingrata mesmo. Mas é um sinal de que os profissionais precisam de opiniões. E as melhores opiniões e pontos de vista livres de interesses, encontram-se nos bloggers que funcionam por amor á camisola (no caso citado por amor t-shirt... ou melhor, à imagem da T-shirt).

    (Fait-divers... eh, eh, eh!)

    ResponderEliminar
  3. @penta1975. Também me lembrei dessa "tese de doutoramento" quando li esta notícia :) Naturalmente que ninguém vai interpor uma acção aos plagiadores, entre blogs, mas que isso irrita... ah irrita!

    @ArmPauloFer. Focas um ponto importante: a opinião dos bloggers. Hoje o paradigma da comunicação mudou, já não está na mão de alguns, por muito importantes que sejam (e são), mas sim de quem nós leitores confiamos. Por ex: eu quando quero saber algo do FCP vou ao blog do Miguel, aka penta 1975, aqui de cima. Ou quando quero saber de um assunto em específico procuro no Google Reader entre «as minhas fontes». é assim que me mantenho informado, mesmo sabendo que existe um toque pessoal nas notícias. Mas eu sei disso à partida.

    Isso não invalida que leia religiosamente, o NYT, o El País e o Jornal i. Que tantas vezes por aqui vou citando.

    ResponderEliminar
  4. @ DUX

    (mais uma vez) Obrigado! pela referência e pela preferência ;)

    ps:
    um aviso (a) sério: olha que os meus olhos são (muito) azuis ;)

    abraço

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner